quarta-feira, 25 de abril de 2007
Parceria entre IBM e MySQL
Fonte: Reuters
terça-feira, 24 de abril de 2007
Servidor Web Apache em 66,9 milhões de sites
segunda-feira, 23 de abril de 2007
Celulares são a próxima fronteira para buscas
Fonte: INFO Online - 23/04/2007
SAN FRANCISCO - "Mobilidade, mobilidade, mobilidade" foram as palavras do presidente-executivo do Google, Eric Schmidt.
Schmidt falou sobre mobilidade esta semana, quando perguntado sobre que tecnologias mais intrigam a gigante de buscas na web.
O Google, que gera bilhões de dólares com publicidade online, está correndo para levar serviços como buscas para os celulares.
Seus rivais nessa área incluem Yahoo, que conseguiu avanços no mercado de Web móvel, e Microsoft, que comprou a empresa de tecnologia de reconhecimento de voz Tellme Networks, no mês passado.
"As maiores áreas de crescimento estão claramente no espaço da portabilidade", disse Schmidt durante uma sessão de perguntas e repostas no evento Web 2.0 Expo, em San Francisco.
O negócio de publicidade vinculada a cliques em resultados de buscas transformou-se em uma indústria bilionária em poucos anos e as companhias de Internet esperam que os serviços em telefones celulares acompanhem essa trajetória de crescimento.
A ABI Research previu que o mercado global de publicidade online para dispositivos móveis deve crescer seis vezes, para 19 bilhões de dólares, até 2011, ante estimativa de 3 bilhões de dólares ao final deste ano.
O Google, que controla quase 50 por cento do mercado de buscas na Web dos Estados Unidos, não está marcado para necessariamente levar seu sucesso nas telas dos computadores de mesa para as telas dos celulares.
"Uma das mudanças do jogo é a mobilidade", disse Tim O'Reilly, fundador da O'Reilly Media, editora de vários manuais populares de tecnologia para programadores. "O domínio do Google em busca é dependente desta idéia de que nós sentamos e digitamos o que queremos em um teclado para buscarmos informação", disse ele. "Mas nós estamos vivendo enormes reviravoltas."
Tecnologia melhorada de reconhecimento de voz e inclusão de chips de posicionamento global em celulares abrem portas para novas aplicações que ajudam usuários a encontrar informações onde quer que estejam com a ajuda de seus telefones.
Além disso, melhorias na tecnologia dos celulares tornam os aparelhos de hoje capazes de fazer quase o mesmo que computadores faziam uma década atrás.
Observadores da indústria e executivos das empresas do setor reconhecem as diferenças herdadas por buscas em computadores e pesquisas feitas em celulares. A busca em um computador é mais uma atividade de navegação pela Web, enquanto a pesquisa em celulares é mais voltada a ações que são tomadas com base na informação obtida.
"Estamos no início do processo", disse o presidente-executivo da Tellme, Mike McCue. "Não se trata apenas de levar o modelo atual dos PCs para o celular", acrescentou.
domingo, 22 de abril de 2007
Red Hat planeja dobrar sua equipe no Brasil até o fim de 2007
A Red Hat, provedora de soluções em open source, pretende dobrar sua equipe no Brasil até o fim do ano, segundo Alex Pinchev, vice-presidente mundial de vendas da empresa.
A receita mundial da empresa no ano fiscal de 2007, encerrado em 28 de fevereiro último, totalizou 400,6 milhões de dólares, um crescimento de 44% em relação ao ano fiscal anterior.
Pinchev e outros executivos da alta cúpula da Red Hat vieram ao País para participar da inauguração da nova sede da companhia em São Paulo. A empresa está envolvida também com o desenvolvimento dos XOs, os laptops educacionais de 100 dólares do projeto OLPC (One Laptop Per Child).
sábado, 21 de abril de 2007
Incidentes de segurança na rede acadêmica caem à metade
O Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) registrou uma queda de 50% nos incidentes de segurança que envolvem as redes de computadores das comunidades acadêmica e científica brasileiras, se comparados o primeiro trimestre de 2006 com o mesmo período de 2007. Esse é um dos dados que fazem parte das estatísticas que a RNP passa a divulgar trimestralmente.
Os 19.706 incidentes observados pelo CAIS naquele período de 2006 foram reduzidos para 9.565, no primeiro trimestre de 2007. Nos meses iniciais de 2006, o CAIS fez um trabalho pró-ativo de identificação e erradicação de máquinas infectadas - aquelas com participação em botnets (computadores infectados e controlados à distância por atacantes) - , com o uso de regras de SNORT (sistema de detecção de intrusos) desenvolvidas pela própria equipe. As instituições foram informadas pelo CAIS sobre as máquinas comprometidas e receberam orientações de como proceder para solucionar o problema.
Entre as principais façanhas dos atacantes estão a criação de botnets - que podem chegar a controlar 100 mil máquinas - e a atividade de varreduras de portas para identificação de sistemas vulneráveis. Também foram detectadas, no primeiro trimestre de 2007, mais de 200 trocas de páginas por outras com conteúdo não autorizado.
O CAIS trata incidentes de segurança ocorridos apenas na rede nacional acadêmica e científica - rede Ipê -, que conecta cerca de 350 instituições de ensino e pesquisa.
sexta-feira, 20 de abril de 2007
Eletricidade Wireless
Um transmissor emite uma onda de rádio, que no modelo WPT9066 situa-se na freqüência central de 905.8 MHz. O receptor captura o sinal de rádio e transforma em eletricidade, com eficiência de até 70%. A tecnologia já foi aprovada pela FCC.
Mais de 100 empresas, inclusive fabricantes de celulares e de MP3 playes, já assinaram acordo com a Powercast, que já recebeu investimentos de 10 milhões de dólares de investidores privados.
Fontes: IDG Now!, Powercast
quinta-feira, 19 de abril de 2007
Novas versões de Ubuntu e Debian
Também neste mês, no dia 8, foi lançado o Debian 4.0. Conhecido como Etch, é a mais nova versão estável do Debian. Confira o comunicado de lançamento.